Concluindo a sequência dos últimos três posts, esse post é a quarta parte do processo utilizado para elaboração de um estudo de caso focado no público freelancer. O estudo é baseado no livro de Dan Roam, Desenhando Negócios que utiliza desenhos simples para a elaboração e explicação de ideias de negócio e processos. Para um melhor aproveitamento do conteúdo desse post aconselho você dar uma olhada em:
- 1- Conhecendo seus clientes
- 2- Freelancers, saiba quanto investe cada cliente
- 3- O freelancer sob a perspectiva de seus clientes
Apesar do processo detalhado no livro de Dan Roam não necessariamente acabar na questão “Quando”, que busca por meio do gráfico de fluxo mostrar quando, em qual momento o problema no relacionamento entre freelancers e clientes acontece.
Na etapa de contratação o problema estava concentrado no tempo de resposta do orçamento e na definição de custos e metodologias utilizadas no projeto. Enquanto na linha de frente do balcão a interação precisa acontecer de forma mais dinâmica, por trás o freelancer precisa se organizar melhor para conseguir responder o cliente a tempo. Nesse sentido, é preciso ser atendimento, financeiro e planejamento de um modo mais eficiente e eficaz.
Na etapa de produção, o problema ocorre quando o freelancer precisa conciliar a execução do projeto com o atendimento ao cliente. Por último, na etapa de fechamento e pós venda, o freelancer precisa conferir o pagamento e pedir um feedback do seu trabalho. É preciso entender as principais reclamações, sugestões e elogios dos clientes para que o processo de trabalho possa se adequar a necessidade do mercado. O atendimento nessa fase pode garantir futuras negociações e trabalhar o pós venda pode ser crucial para o relacionamento com o cliente.
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