Esse estudo de caso é baseado no livro de Dan Roam, Desenhando Negócios que utiliza desenhos simples para a elaboração e explicação de ideias de negócio e processos. Utilizando como referência este livro, realizei um estudo de caso focado na realidade do público freelancer com a intenção de criar um novo modelo de negócio baseado nas necessidades desse público. A intenção aqui é relatar em uma série de posts como foi o processo de coleta de dados e ideação utilizando desenhos e técnicas propostas no livro para o refinamento e concepção de um modelo negócio focado na realidade do público freelancer.
Na primeira fase do processo foi realizado uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório junto ao público para entender suas reais necessidades e na sequência durante o processo de ideação utilizou-se a técnica sugerida por Dan Roam para análise do público. Seguindo o autor, a primeira pergunta a ser feita e respondida era “Quem/O quê?” e para ilustrar essa questão utilizou-se o formato de desenho retrato. Para isso foram esboçados os 4 tipos de perfis de freelancers e a eles atribuído um nome/característica predominante.
As características físicas de cada retrato permitiram maior proximidade e identificação com a persona ilustrada.
- Empreendedor: O perfil “Empreendedor” é aquele motivado pela sua visão de negócio e pela possibilidade de se transformar um dia em uma empresa, marca ou mesmo um freelancer bem colocado no mercado. Seu comprometimento com os clientes é alto e se preocupa com a fidelização de clientes.
- Novato: O “Novato” é o que tem pouco tempo de mercado, trabalha informalmente e divide seu tempo com muitas outras atividades como estudo, academia, estágio etc.
- Momentâneo: O perfil “Momentâneo” seria o que está de passagem no mercado. Ele é completamente motivado pela questão financeira, mas tem outros projetos e ambições em mente como, por exemplo, uma carreira corporativa ou até mesmo uma ideia específica de negócio que não envolve seu trabalho enquanto freelancer.
- Experiente: O “Experiente” é o que já está estabelecido no mercado, mas não possui uma visão de negócios. Trabalha em tempo integral enquanto freelancer e consegue equilibrar projetos pessoais com uma forma viável de se sustentar, porém, não pensa em melhorar o pós venda e tem dificuldades de mudar seu processo de trabalho.
Ainda na definição da pergunta “Quem” surgiu à necessidade de ilustrar os perfis de clientes possibilitando o conhecimento e identificação com as duas partes envolvidas na execução e contratação de um serviço. Foram levantados 3 perfis de clientes, sendo eles o perfil Empreendedor, Proprietária e Agência.
- Empreendedor: No “Empreendedor” se tem uma pessoa que busca um freelancer para dar vida a um projeto de negócio pessoal, que seria como “um sonho” para ele. Para o “Empreendedor” é importante que o profissional seja muito bem recomendado e dá preferência para aqueles que queiram trabalhar em parceria por um determinado tempo.
- Proprietária: A “Proprietária” já possui um pequeno negócio estabelecido no mercado e procura freelancer para um determinado serviço, geralmente voltada para divulgação. A contratação de freelancers para a “Proprietária” se justifica pelo fator preço enquanto a qualidade do serviço não é necessariamente o fator crucial para sua contratação.
- Agência: O perfil “Agência” é geralmente a empresa que contrata o freelancer para executar uma etapa específica de um projeto. Tem necessidade de comunicação constante com o profissional e deseja que ele trabalhe de forma alocada em sua estrutura. A “Agência” dita o preço, prazo e escopo do projeto a ser executado pelo profissional e suas maiores reclamações são o não cumprimento de prazos e a demora na resposta.
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