Em 2014 fui contratado para trabalhar com um projeto de rebranding para a instituição Hotel Fazenda Cainã. Sempre em contato com o cliente realizei o levantamento e análise de requisitos para execução do projeto e planejei a execução do escopo com base nas necessidades do cliente.
O objetivo do projeto era criar uma marca alinhando as expectativas do hotel e do seu público e como parte do processo de design, realizei pesquisa com o usuário de caráter exploratório.
Assim, por meio de um questionário, com perguntas abertas, entrevistei hóspedes do hotel. Por meio de observação, acompanhei a rotina dos hóspedes durante um dia, registrando suas atividades durante a permanência no hotel.
As entrevistas foram gravadas para auxiliar na fase de coleta dos dados e geração de hipóteses.
Para identificação do perfil do cliente além do briefing, utilizei um painel semântico no qual todos os envolvidos participaram dando sugestões e apontando os pontos negativos e positivos de cada imagem.
Por fim, realizei a seleção e recrutamento de um designer para execução do projeto e acompanhei as entregas e resultados gerados, sempre alinhando com o cliente suas necessidades e expectativas.
Abaixo segue a descrição do processo de pesquisa, bem como as técnicas utilizadas para análise dos dados coletados.
Jornada do hóspede
A primeira parte da pesquisa de campo compreende a experiência da viagem, com o registro de imagens que simulam a jornada percorrida pelo hóspede, partindo-se de Curitiba até São Luiz do Purunã no Hotel Cainã.
1. Informação
O ponto de partida da viagem se inicia com a busca pelo local na internet, o acesso do site da empresa e a troca de emails/ligações com a finalidade de agendar a visita.
Na estrada
Já na estrada utilizaram-se as referências de localização indicadas no site para chegar ao local. A paisagem, haras, pousadas e casas identificam o local e criam uma atmosfera envolvente.
A chegada
A chegada ao Hotel Fazenda Cainã proporcionou um contato mais íntimo com o campo. A imagem do cavalo, o cheiro do churrasco, a beleza das paisagens, da natureza, o calor e o conceito do rústico implícito na madeira e nos detalhes conferem uma ideia de aconchego e liberdade.
Perfis de público
Os perfis registrados abaixo são resultados da entrevista com o público, realizada no dia da visita ao Cainã, com o intuito de auxiliar no processo criativo da marca. Cada perfil apontado corresponde a uma realidade distinta e seus pontos de vista referente a suas experiências no hotel são de crucial importância para compreender de que forma este público se relaciona com a marca.
Personas
Conheça as personas criadas no processo:
Pedro, 12 anos, estudante.
Pedro é uma criança ativa gosta de correr e praticar atividades físicas Estuda em colégio particular, faz curso de inglês e está matriculado no judô. Pedro é um garoto muito simpático, possui um espirito de liderança e é muito popular. Nas horas livres gosta de jogar CS no computador, jogos de video game, jogar bola e andar de skate com os amigos. Pedro mora em um condomínio fechado em Curitiba. Lá ele conversa e brinca com as crianças da vizinhança, fazendo uso frequente das áreas comuns e de lazer do condomínio. Pedro é também bastante ligado em tecnologia e já possui um smartphone e tablets de última geração. Pedro não gosta de estudar em casa e tem dificuldades para se concentrar. O garoto veio ao hotel com os pais e a parte do hotel que mais gosta é a dos cavalos e a piscina. Quanto está no hotel esquece um pouco da internet e prefere correr e brincar com os primos que vieram junto na viagem. Para Pedro lazer, no hotel, é praticar muitas atividades e estar com os amigos e familiares. A imagem que melhor definiria sua estadia no hotel seria ele pulando na piscina e andando a cavalo.
Principais interesses de Pedro: andar de skate, bicicleta, vídeo game, computador, andar de cavalo, brincar com amigos, jogar bola, esportes, sanduíche, coca-cola, nike…
Imagens que representam Pedro:
Camila, 27 anos, nutricionista casada sem filhos.
Camila reside em Curitiba no bairro Campo Comprido e soube do hotel por meio da família do marido. Camila casou-se no hotel e já esteve lá diversas vezes tanto para ficar hospedada quando para passar o dia. Ela gosta muito dos chalés e da privacidade que eles proporcionam. Além disso, antes de se hospedar no hotel já pesquisou e visitou outras opções na região de São Luiz do Purunã. Camila gosta da sensação de estar numa fazenda, do contato com a natureza, do aconchego e do sentimento de felicidade que o hotel proporciona para ela. Camila se sente quase “dona” do hotel por acreditar ser um lugar que ela descobriu que vai além do urbano. Camila é também nutricionista e o principal meio de comunicação que consome/utiliza é a internet, seja para fazer pesquisas quanto para acessar facebook, instagram e revistas online. Camila faz viagens pequenas durante o ano e planeja uma maior pelo menos 1 vez por ano. Procura por locais fora do comum que proporcionam o contato com a natureza, lugares abertos e não cheios e tumultuado. Camila é uma pessoa ligada a momentos, sentimentos e sensações e não se prende tanto para imagens concretas e física das coisas.
Principais interesses de Camila: viagens, felicidade, aconchego, família, bem-estar, saúde, alimentação, cheiro, paz, cores, vida, alegria, casamento, piscina, corpo e alma, gnt, facebook, instagram, fazenda, natureza, madeira, paisagem, horizonte, piscina, biquíni…
Márcio, 59 anos, trabalha com garagem de automóveis e é solteiro.
Márcio soube do hotel por meio de parentes que moram em Campo Largo. Num primeiro momento veio ao Cainã por conta do casamento da prima e depois, num segundo momento, para a comemoração do aniversário dela. Apesar da decisão da escolha do lugar não ser de Renato, ele gosta do hotel e admira a paisagem e sossego que o campo trás. Quando está lá, gosta de ficar sentado, debaixo da sombra, admirando o horizonte, bebendo e conversando com amigos. Márcio é fumante, sabe apreciar um bom churrasco e gosta de bebidas como cachaça, whisky e cerveja. Márcio é autônomo, trabalha com estacionamento e usa o tempo no hotel para relaxar e descansar a mente. É também um cara aberto a convites de viagens, se mantém informado assistindo noticiários na tv e lendo jornais basicamente. Márcio é muito próximo a família, primos, prefere viajar no verão mas não tem problemas em fazer turismo no inverno e também não planeja grandes viagens.
Principais interesses de Márcio: automóveis, caminhões, famílias, novela, futebol, cerveja, Rio Grande do Sul, campo, interior, cidade pequena, sertanejo de raiz, roda de viola, churrasco, mulheres…
Análise cromática
As principais cores selecionadas para representar cada persona estão diretamente ligadas ao perfil de cada público, suas preferências e representatividade cromática.
Painel semântico
A construção de uma marca depende diretamente da sintonia da estratégia da empresa à necessidade de seu público. Com a finalidade de detectar as principais preferências visuais do Hotel Cainã utilizou-se um painel semântico para que o cliente apontasse quais eram as imagens que tinham a ver com o conceito do hotel e quais não faziam sentido.
Análise da concorrência
Apesar dos negócios locais possuírem propostas e públicos diferentes do Hotel Fazenda Cainã são considerados relevantes a medida que disputam atenção do público. O turista desde sua pesquisa online até a chegada ao destino desejado entra em contato com as marcas citadas abaixo e por esta razão se faz necessário uma diferenciação da marca como forma de se posicionar de uma maneira mais nítida e estratégica.
Conclusão
O processo de design e a pesquisa realizada criaram uma empatia maior com a realidade do cliente e o contexto em que se encontra. As técnicas e ferramentas empregadas permitiram uma análise mais aprofundada dos concorrentes e anseios do público. A pesquisa na íntegra foi repassada ao designer responsável pela criação da marca da empresa.
Curtiu? deixe seu comentário
Olá, Isto é um comentário.
Para excluir um comentário, faça o login e veja os comentários de posts. Lá você terá a opção de editá-los ou excluí-los.