UI para sistema integrado de manutenção de hotéis

Publicado em , por: Guilherme Pereira

Em 2013 participei de um projeto que tinha como intuito a criação de um sistema para o gerenciamento operacional de uma rede hoteleira. Como designer, fiquei incumbido da arquitetura da informação e criação do design da interface para tal sistema. O sistema contava com dois tipos de acesso, o corporativo e operacional em função disso como etapa inicial do processo de criação da interface procurei entender as necessidades de cada perfil criando personas, elencando as principais atividades que são realizadas por cada um deles, pontos de interação e troca de mensagens no sistema. Por meio de um briefing e reuniões com o time de desenvolvimento criei e validei conceitos de design utilizando wireframes e fluxos navegacionais.

Dessa forma, para o cliente corporativo, criei atalhos e acessos rápidos para informações utilizando ícones e cores padronizadas para todo o sistema. Projetei o dashboard de forma intuitiva, estabelecendo padrões gráficos, possibilitando o cliente filtrar e aprofundar a informação conforme sua necessidade. Por meio de um design fluído garanti mais flexibilidade para o sistema se adaptar a diferentes tipos de telas. A interface foi projetada para ser instalada e utilizada em dispositivos móveis como tablets, por já ser um dispositivo utilizado pelo cliente e devido sua mobilidade e flexibilidade na comunicação dos staff com as demais áreas administrativas da rede. O foco era  integrar e organizar os processos operacionais de toda a rede hoteleira.

Interface inicial com indicadores de produtividade, rotinas e ordens de serviço com seus respectivos status.

Por outro lado, para o cliente operacional, facilitei a troca de mensagens com seus superiores e o cadastramento de ordens de serviços abertas durante sua rotina de trabalho e inspeção das instalações. Utilizando como referência e parâmetro sistemas pelos quais os usuários já estavam familiarizados projetei uma interface mais dinâmica e intuitiva para troca de mensagens e recebimento de tarefas.

Telas de listagem de atividades em execução com as rotinas a serem seguidas durante o trabalho do staff.

Telas para consulta e criação de nova ordem de serviço.

Telas para consulta e trocas de mensagem pelo sistema.

O sistema proposto seria utilizado diariamente pelos staff e era de suma importância a facilidade no manuseio (usabilidade) e performance. A interface projetada é resultado da colaboração entre cliente, equipes de desenvolvimento e usuário e somente dessa forma poderia atingir os objetivos propostos pelo cliente durante o desenvolvimento do projeto.

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