Autora: Elisa Volpato, Trabalhando com UX desde 2005. Co-fundadora do TESTR (teste de usabilidade remoto) e professora.
Teste de usabilidade é uma técnica de validação, que é muito útil quando você já tem um conceito, um protótipo, um site ou aplicativo pronto. Serve para descobrir se o produto está fácil de usar, fácil de entender e se as pesquisas gostam.
Você pode fazer teste de usabilidade em um café, por exemplo.
Podemos dizer que é um misto de entrevista e observação. Você tem um roteiro e pede para o participante fazer tarefas no produto que você quer avaliar. O seu papel ali é observar e tirar dúvidas. E deixar o participante à vontade.
No roteiro, crie tarefas que funcionam como cenários de uso, inspirados em situações reais. Nada de linguagem robótica. Devem ser coisas que as pessoas fazem no dia-a-dia.
Foque mais no que a pessoa faz. Nem sempre o que a pessoa diz condiz com o que ela faz de verdade. Vale filmar a tela e o rosto da pessoa pra poder analisar com calma depois.
Não precisa ser em um laboratório da Nasa! Você pode fazer teste de guerrilha (vá conversar com as pessoas no Shopping!), fazer teste remoto (pelo Skype ou usando o TESTR), ir até onde as pessoas estão.
Você aprende mais com vários ciclos de protótipo e teste do que com um estudo gigantesco. Então tente incorporar teste de usabilidade (e pesquisas em geral) ao seu processo. 😉
Autora: Elisa Volpato, Trabalhando com UX desde 2005. Co-fundadora do TESTR (teste de usabilidade remoto) e professora.
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