Quando acontecem os problemas dos freelancer? – Estudo do público freelancer utilizando técnicas e ferramentas do Design Thinking

Publicado em , por: Guilherme Pereira

Concluindo a sequência dos últimos três posts, esse post é a quarta parte do processo utilizado para elaboração de um estudo de caso focado no público freelancer. O estudo é baseado no livro de Dan Roam, Desenhando Negócios que utiliza desenhos simples para a elaboração e explicação de ideias de negócio e processos. Para um melhor aproveitamento do conteúdo desse post aconselho você dar uma olhada em:

Apesar do processo detalhado no livro de Dan Roam não necessariamente acabar na questão “Quando”, que busca por meio do gráfico de fluxo mostrar quando, em qual momento o problema no relacionamento entre freelancers e clientes acontece.

Na etapa de contratação o problema estava concentrado no tempo de resposta do orçamento e na definição de custos e metodologias utilizadas no projeto. Enquanto na linha de frente do balcão a interação precisa acontecer de forma mais dinâmica, por trás o freelancer precisa se organizar melhor para conseguir responder o cliente a tempo. Nesse sentido, é preciso ser atendimento, financeiro e planejamento de um modo mais eficiente e eficaz.

Na etapa de produção, o problema ocorre quando o freelancer precisa conciliar a execução do projeto com o atendimento ao cliente. Por último, na etapa de fechamento e pós venda, o freelancer precisa conferir o pagamento e pedir um feedback do seu trabalho. É preciso entender as principais reclamações, sugestões e elogios dos clientes para que o processo de trabalho possa se adequar a necessidade do mercado. O atendimento nessa fase pode garantir futuras negociações e trabalhar o pós venda pode ser crucial para o relacionamento com o cliente.

affa7b18799211.562cf813a9383

a241de18799211.562cf803668e3

Curtiu? deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *