Pesquisa de campo para rebranding do Hotel Fazenda Cainã

Publicado em , por: Guilherme Pereira

Em 2014 fui contratado para trabalhar com um projeto de rebranding para a instituição Hotel Fazenda Cainã. Sempre em contato com o cliente realizei o levantamento e análise de requisitos para execução do projeto e planejei a execução do escopo com base nas necessidades do cliente.

O objetivo do projeto era criar uma marca alinhando as expectativas do hotel e do seu público e como parte do processo de design, realizei pesquisa com o usuário de caráter exploratório.

Assim, por meio de um questionário, com perguntas abertas, entrevistei hóspedes do hotel. Por meio de observação, acompanhei a rotina dos hóspedes durante um dia, registrando suas atividades durante a permanência no hotel.

As entrevistas foram gravadas para auxiliar na fase de coleta dos dados e geração de hipóteses.

Para identificação do perfil do cliente além do briefing, utilizei um painel semântico no qual todos os envolvidos participaram dando sugestões e apontando os pontos negativos e positivos de cada imagem.

Por fim, realizei a seleção e recrutamento de um designer para execução do projeto e acompanhei as entregas e resultados gerados, sempre alinhando com o cliente suas necessidades e expectativas.

Abaixo segue a descrição do processo de pesquisa, bem como as técnicas utilizadas para análise dos dados coletados.

Jornada do hóspede

A primeira parte da pesquisa de campo compreende a experiência da viagem, com o registro de imagens que simulam a jornada percorrida pelo hóspede, partindo-se de Curitiba até São Luiz do Purunã no Hotel Cainã.

1. Informação

O ponto de partida da viagem se inicia com a busca pelo local na internet, o acesso do site da empresa e a troca de emails/ligações com a finalidade de agendar a visita.

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Na estrada

Já na estrada utilizaram-se as referências de localização indicadas no site para chegar ao local. A paisagem, haras, pousadas e casas identificam o local e criam uma atmosfera envolvente.

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A chegada

A chegada ao Hotel Fazenda Cainã proporcionou um contato mais íntimo com o campo. A imagem do cavalo, o cheiro do churrasco, a beleza das paisagens, da natureza, o calor e o conceito do rústico implícito na madeira e nos detalhes conferem uma ideia de aconchego e liberdade.

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Perfis de público

Os perfis registrados abaixo são resultados da entrevista com o público, realizada no dia da visita ao Cainã, com o intuito de auxiliar no processo criativo da marca. Cada perfil apontado corresponde a uma realidade distinta e seus pontos de vista referente a suas experiências no hotel são de crucial importância para compreender de que forma este público se relaciona com a marca.

perfis_caina

 

Personas

Conheça as personas criadas no processo:

Pedro, 12 anos, estudante.

Pedro é uma criança ativa gosta de correr e praticar atividades físicas Estuda em colégio particular, faz curso de inglês e está matriculado no judô. Pedro é um garoto muito simpático, possui um espirito de liderança e é muito popular. Nas horas livres gosta de jogar CS no computador, jogos de video game, jogar bola e andar de skate com os amigos. Pedro mora em um condomínio fechado em Curitiba. Lá ele conversa e brinca com as crianças da vizinhança, fazendo uso frequente das áreas comuns e de lazer do condomínio. Pedro é também bastante ligado em tecnologia e já possui um smartphone e tablets de última geração. Pedro não gosta de estudar em casa e tem dificuldades para se concentrar. O garoto veio ao hotel com os pais e a parte do hotel que mais gosta é a dos cavalos e a piscina. Quanto está no hotel esquece um pouco da internet e prefere correr e brincar com os primos que vieram junto na viagem. Para Pedro lazer, no hotel, é praticar muitas atividades e estar com os amigos e familiares. A imagem que melhor definiria sua estadia no hotel seria ele pulando na piscina e andando a cavalo.

Principais interesses de Pedro:  andar de skate, bicicleta, vídeo game, computador, andar de cavalo, brincar com amigos, jogar bola, esportes, sanduíche, coca-cola, nike…

Imagens que representam Pedro:

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Camila, 27 anos, nutricionista casada sem filhos.

Camila reside em Curitiba no bairro Campo Comprido e soube do hotel por meio da família do marido. Camila casou-se no hotel e já esteve lá diversas vezes tanto para ficar hospedada quando para passar o dia. Ela gosta muito dos chalés e da privacidade que eles proporcionam. Além disso, antes de se hospedar no hotel já pesquisou e visitou outras opções na região de São Luiz do Purunã. Camila gosta da sensação de estar numa fazenda, do contato com a natureza, do aconchego e do sentimento de felicidade que o hotel proporciona para ela. Camila se sente quase “dona” do hotel por acreditar ser um lugar que ela descobriu que vai além do urbano. Camila é também nutricionista e o principal meio de comunicação que consome/utiliza é a internet, seja para fazer pesquisas quanto para acessar facebook, instagram e revistas online. Camila faz viagens pequenas durante o ano e planeja uma maior pelo menos 1 vez por ano. Procura por locais fora do comum que proporcionam o contato com a natureza, lugares abertos e não cheios e tumultuado. Camila é uma pessoa ligada a momentos, sentimentos e sensações e não se prende tanto para imagens concretas e física das coisas.

Principais interesses de Camila:  viagens, felicidade, aconchego, família, bem-estar, saúde, alimentação, cheiro, paz, cores, vida, alegria, casamento, piscina, corpo e alma, gnt, facebook, instagram, fazenda, natureza, madeira, paisagem, horizonte, piscina, biquíni…

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Márcio, 59 anos, trabalha com garagem de automóveis e é solteiro.

Márcio soube do hotel por meio de parentes que moram em Campo Largo. Num primeiro momento veio ao Cainã por conta do casamento da prima e depois, num segundo momento, para a comemoração do aniversário dela. Apesar da decisão da escolha do lugar não ser de Renato, ele gosta do hotel e admira a paisagem e sossego que o campo trás. Quando está lá, gosta de ficar sentado, debaixo da sombra, admirando o horizonte, bebendo e conversando com amigos. Márcio é fumante, sabe apreciar um bom churrasco e gosta de bebidas como cachaça, whisky e cerveja. Márcio é autônomo, trabalha com estacionamento e usa o tempo no hotel para relaxar e descansar a mente. É também um cara aberto a convites de viagens, se mantém informado assistindo noticiários na tv e lendo jornais basicamente. Márcio é muito próximo a família, primos, prefere viajar no verão mas não tem problemas em fazer turismo no inverno e também não planeja grandes viagens.

Principais interesses de Márcio:  automóveis, caminhões, famílias, novela, futebol, cerveja, Rio Grande do Sul, campo, interior, cidade pequena, sertanejo de raiz, roda de viola, churrasco, mulheres…

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 Análise cromática

As principais cores selecionadas para representar cada persona estão diretamente ligadas ao perfil de cada público, suas preferências e representatividade cromática.

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Painel semântico

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A construção de uma marca depende diretamente da sintonia da estratégia da empresa à necessidade de seu público. Com a finalidade de detectar as principais preferências visuais do Hotel Cainã utilizou-se um painel semântico para que o cliente apontasse quais eram as imagens que tinham a ver com o conceito do hotel e quais não faziam sentido.

 Análise da concorrência

Apesar dos negócios locais possuírem propostas e públicos diferentes do Hotel Fazenda Cainã são considerados relevantes a medida que disputam atenção do público. O turista desde sua pesquisa online até a chegada ao destino desejado entra em contato com as marcas citadas abaixo e por esta razão se faz necessário uma diferenciação da marca como forma de se posicionar de uma maneira mais nítida e estratégica.

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Conclusão

O processo de design e a pesquisa realizada criaram uma empatia maior com a realidade do cliente e o contexto em que se encontra. As técnicas e ferramentas empregadas permitiram uma análise mais aprofundada dos concorrentes e anseios do público. A pesquisa na íntegra foi repassada ao designer responsável pela criação da marca da empresa.

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  • Guilherme Pereira Bezrutchka

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